Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Serra Negra

Shopping

Internauta

Neste espaço você internauta pode deixar seu comentário com foto

Michel FazolinMichel Fazolin - Em nome da A Mais Web Internet, estou satisfeito em poder entregar m...

Publicidade


Publicidade

Curiosidades, fatos e mitos que marcaram a história

Vista Alto da Serra

A origem do nome

A cidade foi implantada no sopé do alto da serra, uma montanha com a altitude de 1300 metros. Na época da fundação a vegetação era intensa o que a tornava muito escura. Daí a razão porque o seu fundador e seus companheiros, que se instalaram nas Três Barras, sempre que se referiam ao novo local, o chamavam de SERRA NEGRA. Esta é a verdadeira origem do seu nome.

Versão dada pelos índios, que a história registra como sendo da tribo CAIAPÓS: HÉRÃ-N-YERÉ - hérã= um pouco e yeré = dar voltas, isto é, obrigar o viajante a dar várias voltas para chegar ao local, devido as curvas da serra.

Outra versão, a lenda: No local, havia muita madeira e o costume da época era desdobrar as toras através de uma serra denominada "trançador" que sobre um girau colocavam-se em cima um escravo e em baixo uma escrava ambos negros. A todo momento o feitor dirigindo-se a escrava dizia: SERRA NEGRA... É claro que isso não passa de lenda.

 

FerroviaCronologia

Serra Negra foi fundada em 23 de setembro de 1828 por Lourenço Franco de Oliveira. A fundação remete-se à data em que a pequena capela construída nas terras de Lourenço Franco de Oliveira (local do atual bairro das Três Barras) recebeu a concessão de Capela Curada (termo que institui uma paróquia) pelo bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, de Mogi Mirim.

Em 1831 Serra Negra teve o seu primeiro escrivão, Gregório de Godoy Moreira e o seu primeiro juiz de paz foi o próprio Lourenço Franco de Oliveira.

Em 1856 foi criada a primeira escola pública.

Em 1873 iniciou-se o plantio de café no município.

Em 1879 foi inaugurada a iluminação pública com vinte e cinco lampiões à querosene.

A partir de 1880 começaram a chegar as primeiras famílias de imigrantes italianos para trabalharem nas lavouras de café, mudando totalmente as características portuguesas da colonização e revelando ser a tradição italiana fator predominante na contribuição da cultura local.

Em 13/02/1883 foi inaugurado o cemitério de São Benedito.

Quando a escravatura foi abolida, em 13/05/1888, Serra Negra já não contava com um único escravo.

Em março de 1892 foi inaugurado o ramal férreo da Companhia Mogiana. A locomotiva fazia o trajeto de Serra Negra até Campinas. O ramal foi desativado em 1956, quando as estradas de rodagem já se desenvolviam em larga escala no país.

Em 1905 foi inaugurado o jardim público (atual praça João zelante).

Em 07/11/1907 circulou o primeiro número do atual jornal "O Serrano".

Em 1928 Luiz Rielli descobre as águas altamente radioativas em terreno de sua propriedade (fonte Santo Antônio do Radio hotel).

Em 08/06/1930 foi inaugurado primeiro Pavilhão Hidroterapico sobre a direção clínica do Dr. Jovino Silveira, o primeiro a fazer analisar em São Paulo as águas de Serra Negra.

Em 1932 as águas minerais de Serra Negra, começaram a ser exploradas comercialmente.

Após a ditadura de Vargas, em 23/05/1936 foi instalada a Câmara Municipal de Serra Negra.

Pela lei nº 12 de 15/10/1937 foi criado o brasão da cidade.

Em 1938, Serra Negra foi elevada à categoria de "Estância Hidromineral e Climática" através de um Decreto Governamental assinado pelo Dr. Adhemar Pereira de Barros, então Governador do Estado de São Paulo.

Em 1952 foi inaugurado o Cristo Redentor.


Mais curiosidades!

O Codnome "Cidade da Saúde" foi dado pelo Ex-Presidente da República, Washington Luís, ao saber da descoberta das águas minerais e conhecer a qualidade do clima e de vida em Serra Negra.

As águas da Fonte Santo Antonio (localizada dentro do Rádio Hotel e de propriedade da mesma) são consideradas as mais radioativas do Hemisfério Sul com 29,48 unidades Mache por litro, segundo a análise n. 1805 do D.S.E.E.S.P.

O Alto da Serra é o ponto mais alto da região com 1.310 metros de altitude de onde é possível avistar várias cidades.


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2006 - Portal Serra Negra - Todos os direitos reservados

amaissweb