Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Serra Negra

Shopping

Internauta

Neste espaço você internauta pode deixar seu comentário com foto

Michel FazolinMichel Fazolin - Em nome da A Mais Web Internet, estou satisfeito em poder entregar m...

Publicidade


Publicidade

Serra Negra, a sáude que vem das águas

 

Antiga construçãoUm pouco de História

A descoberta da qualidade terapêutica das águas de Serra Negra em 1928 por Luiz Rielli foi o que levou a cidade a desenvolver a atividade turística. O então Presidente da República, Washington Luís, ao saber da descoberta das águas minerais e conhecer a qualidade do clima e de vida em Serra Negra, denominou o município como "Cidade da Saúde". As águas começaram a ser exploradas comercialmente e, em 1938, Serra Negra foi elevada à categoria de "Estância Hidromineral e Climática" através de um Decreto Governamental assinado pelo Dr. Adhemar Pereira de Barros, então Governador do Estado de São Paulo. O grande destaque que o visitante encontra em Serra Negra são as mais de 10 fontes de águas radioativas, localizadas principalmente no centro urbano. As águas têm como características a radioatividade e baixo índice de mineralização.

Água Mineral e a água comum: A água comum, ainda que limpa, potável e saudável, pode-se acumular a poucos metros de profundidade, como se vê em um poço de quintal. Mas, a água mineral, para ganhar esse status, teve que chegar a profundidades muito maiores, passando entre vãos de rochas formados por falhas geológicas. Nesse trajeto, a água "lava" as rochas compostas de substâncias minerais e vai retirando delas carbonatos e sulfatos.
Além de adquirir temperaturas mais elevadas e Ph mais alcalino, durante essa "viagem" vai se enriquecendo, adquire novas características físico-químicas e torna-se uma outra água, agora com propriedades medicinais ativas.

Qualidades

Os gases presentes e a temperatura da água são características de cada fonte e fazem a diferença entre elas.
Fontes Radioativas: Uma fonte pode ser fracamente radioativa, radioativa e fortemente radioativa. Todas apresentam vasão gasosa de no mínimo,1 litro por minuto, mas o grau de radioatividade depende do teor em radônio. Por exemplo: uma fonte fortemente radioativa é a que apresenta no mínimo, uma vasão gasosa de 1 litro por minuto, com teor em radônio superior a 50 unidades Mache por litro de gás espontâneo, a 20 C e 760mm de Hg de pressão.
Fontes Toriativas: as que apresentam, no mínimo, uma vasão gasosa de 1 litro por minuto, com um teor em torônio, na fonte equivalente, em unidades eletrostáticas, a 2 unidades Mache por litro.
Fontes Sulfurosas: as que possuírem, na fonte, desprendimento definido de gás sulfídrico.
Temperatura: Fontes frias: quando sua temperatura for inferior a 25 C; fontes hipotermais: temperatura entre 25 C e 33 C; Fontes mesotermais: temperatura entre 33 C e 36 C; Fontes isotermais: entre 36 C e 38 C.



Antiga construçãoFontes Públicas

Serra Negra possui várias fontes radioativas de visitação pública localizadas, em sua maioria no centro urbano. Ficam abertas das 7 às 22 horas.
Foi Luiz Rielli quem constatou a qualidade terapêutica das águas em 1928, constatação essa, que atrai até os dias de hoje, milhares de visitantes para a cidade.

Confira abaixo nossas Fontes:

Fonte Santo Agostinho e Santa Luzia: Água radioativa e de baixa concentração de sais, mas por suas características específicas, é indicada para afecções da pele, seborréia e outras moléstias não infecciosas. Tem ação diurética e torna-se levemente laxante quando bebida em jejum.
Parque Fonte São Luiz: É bastante procurado por quem sofre de diabetes, pois a suave radioatividade de sua água estimula o funcionamento do pâncreas, a produção de hormônios nas glândulas de secreção interna ( hipófise, tireóide, supra-renais, seminais, gônadas e ovários) também tem sensível aumento.
Parque das Fontes: Reúne as fontes São Carlos, dos Italianos e Fonte São Carlos nível superior em uma bonita área montanhosa com vegetação nativa e suas águas tem ação funcional nas afecções hepato-biliares. Combate cálculos biliares, elimina ácido úrico na gota e em reumatismo gotoso e hiperucicemia.
Fonte Nossa Senhora de Lourdes: Muito procurada para quem sofre de transtornos gástricos com ação eficiente em casos de hipercloríria, acidez em digestão pesadas e em processos funcionais do intestino, regulando o peristaltismo, constipação e cólicas não-obstrutivas.
Fonte São Jorge: Águas ideais para quem tem cloreto de sódio em excesso no organismo e com outras propriedades: correção da hipertansão arterial, edemas e obesidade. Alivia o trabalho cardíaco, elimina o ácido úrico nos processos de gota e reumatismo gotoso.
Fonte Albino Brunhara: Água de suave radioatividade e baixa concetração de sais minerais, indicada para afecções de pele, é diurética e levemente laxante quando ingerida em jejum.
Fonte do Convívio: Água de ação eficiente nos casos de dificuldade de digestão e processos funcionais do intestino aumentando o fluxo de sucos no trato gastro-intestinais.
Fonte Sant` Ana do Sonho Verde: Com propriedades de correção da hipertensão arterial, edemas e obesidade e elimina o ácido úrico e o excesso de cloreto de sódio do organismo.
Fonte Santo Antonio: Suas águas são consideradas as mais radioativas do Hemisfério Sul com 29,48 unidades Mache por litro, segundo a análise n. 1805 do D.S.E.E.S.P., é de propriedade do Radio Hotel.


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2006 - Portal Serra Negra - Todos os direitos reservados

amaissweb